Arquivo

Grupo de Jovens mentoradas em Bruxelas (take 2)

Nos dias 14 a 16 de Setembro, um grupo de dez mentoradas (Adriana Delgado, Ana Forte, Ana Velez, Dalila Santos, Denise Camacho, Evódia Graça, Lucinda Saldanha, Márcia Bartolo, Marisa Macedo e Núria Rodrigues), três elementos da equipa do projecto (Catarina Arnaut, Dídia Duarte e Patrícia São João) e três voluntárias da REDE (Ana Botica, Filipa Bessa e Nora Kiss) deslocaram-se a Bruxelas.

Esta oportunidade foi proporcionada por uma deputada ao Parlamento Europeu, Dra. Ana Gomes, que colabora como mentora no dMpM2.

À semelhança da outra visita (também proporcionada por mentoras deputadas ao PE), teve como objectivos:

_ dar a conhecer às jovens as instituições do poder político europeu, sediadas em Bruxelas;

_ proporcionar-lhes o contacto com uma mulher que desempenha cargos políticos no PE;

_ dar a conhecer as dinâmicas da sociedade civil europeia no âmbito das ONGDM (Amazone e Lobby Europeu das Mulheres);

_ estabelecer redes de contactos com mulheres activas nestas organizações.

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) facilitou os contactos com o LEM e com a Amazone, o que possibilitou a visita das jovens mentoradas a estas organizações.

As mentoradas deixam o seu testemunho acerca desta experiência.

Esta viagem foi um momento de importante aprendizagem. A visita ao Parlamento Europeu, embora curta, permitiu-me compreender melhor o âmbito da acção desenvolvida por este órgão, assim como a sua estrutura e funcionamento. A título pessoal devo dizer que o encontro que tivemos com s Sra. Deputada Ana Gomes permanecerá na minha memória durante muito tempo, pelo exemplo inspirador das suas palavras e atitude.

Adriana Delgado _ dMpM2 Lisboa

A iniciativa de realizar uma viagem a Bruxelas foi sentido por mim como um privilégio, permitindo-nos conhecer uma cidade que está fortemente associada à UE, mas que parece, em Portugal (enquanto espectadoras/es) algo tão distante, assim como, o contacto mais próximo com a política, através da deputada Ana Gomes, tornou-se bastante enriquecedor.

Ana Velez _ dMpM2 Lisboa

Desde a partida do aeroporto de lisboa até á aterragem, no mesmo foi uma experiencia única…

Além de termos ido conhecer um país novo,conhecemos também um pouco mais uma mulher fabulosa, a Dra. Ana Gomes a quem devemos esta oportunidade. Fortalecemos os laços de amizade entre nós, cresceu ainda mais o espírito de solidariadade entre algumas mentoradas.

Por estes motivos valeu muito, mas mesmo muito ter ido!!!

Dalila Santos _ dMpM2 Lisboa

Poder integrar o grupo das mentoradas que tiveram a oportunidade de ir à Bruxelas numa iniciativa promovida pela deputada ao Parlamento Europeu Drª Ana Gomes e pela Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade, foi sem dúvida um momento marcante no meu processo de empoderamento pessoal no âmbito do Projecto dMpM2. A visita ao Lobby Europeu das Mulheres e à Amazone foi uma mais-valia, pois permitiu-me ver e compreender melhor o funcionamento dessas instituições que ao nível europeu representam algumas organizações que lutam de forma incansável pela Igualdade entre as Mulheres e os Homens. No entanto, destaco dois momentos importantíssimos da viagem. Em primeiro lugar, a visita ao Parlamento Europeu para reunião com a Drª Ana Gomes. Ela é um exemplo de Mulher que para além de representar Portugal num contexto Europeu, representa ainda as Mulheres num contexto internacional. As estratégias por ela utilizada para dar visibilidade através dos media, a mulheres vítimas das mais variadas discriminações, violações e desigualdades no mundo e com principal enfoque em África é louvável. Foi sem dúvida mais um momento de mentoring. Em segundo lugar, não poderia deixar de destacar a importância da viagem para o reforço das amizades que nasceram ao longo do projecto. Mais um momento de partilha de experiências e acima de tudo de sisterhood do primeiro ao último minuto da viagem! Obrigada!!!

Evódia Graça _ dMpM2 Lisboa

A política europeia sempre foi algo que me cativou e ter a oportunidade de ver como organizações europeias, como o Lobby Europeu das Mulheres e a Amazone, se articulam com órgãos máximos de poder e, acima de tudo, como estas conseguem colocar as questões de género e a igualdade nas agendas políticas, demonstram que o trabalho que é feito e ao qual, eu como mentorada, fui introduzida através do projecto dMpM2, é relevante e mais actual que nunca. Dá, sem dúvida, vontade de, após completar os nossos ciclos de estudo, apostar conhecimentos nesta área, desenvolvendo-a.

Márcia Bartolo _ dMpM2 Porto

Não conhecia Bruxelas e tão pouco saberia que seria desta forma. Foi tudo fantástico e sobretudo enriquecedor e capaz de potenciar a acção de tod@s agora e no futuro. Os conhecimentos e experiências adquiridas poderiam ser mencionadas… Poderíamos descrever a visita ao Lobby Europeu das Mulheres, à Amazone, ao Parlamento Europeu, mas seria diferente daquilo que realmente se figurou para as participantes. Confesso que o mais aliciante fora a visita ao Parlamento e tudo o que isso envolveu, sobretudo a partilha de experiências, em ambiente tão informal, com a Deputada ao Parlamento Europeu Ana Gomes. Sem dúvida, uma experiência única.

Marisa Macedo _ dMpM2 Porto

Para mim, esta experiência de ter participado a viagem a Bruxelas foi muito gratificante, porque tive a oportunidade de conhecer pessoas como a Deputada Ana Gomes. Foi muito boa a experiência, já que trocámos algumas ideias e fiquei a saber mais sobre as suas áreas de trabalho. Gostei de conhecer o Lobby Europeu das Mulheres, a Amazone e ainda o Parlamento Europeu.

Foi uma iniciativa bastante enriquecedora pois deu-me a possibilidade conhecer Bruxelas, Gent e Brugges que são cidades que nunca visitei antes. Aprendi um pouco mais sobre a cultura (parte artística) de cada uma das cidades.

Núria Rodrigues _ dMpM2 Porto

7 comments to Grupo de Jovens mentoradas em Bruxelas (take 2)

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>