A sample text widget

Etiam pulvinar consectetur dolor sed malesuada. Ut convallis euismod dolor nec pretium. Nunc ut tristique massa.

Nam sodales mi vitae dolor ullamcorper et vulputate enim accumsan. Morbi orci magna, tincidunt vitae molestie nec, molestie at mi. Nulla nulla lorem, suscipit in posuere in, interdum non magna.

Grupo de Jovens mentoradas em Bruxelas (take 2)

Nos dias 14 a 16 de Setembro, um grupo de dez mentoradas (Adriana Delgado, Ana Forte, Ana Velez, Dalila Santos, Denise Camacho, Evódia Graça, Lucinda Saldanha, Márcia Bartolo, Marisa Macedo e Núria Rodrigues), três elementos da equipa do projecto (Catarina Arnaut, Dídia Duarte e Patrícia São João) e três voluntárias da REDE (Ana Botica, Filipa Bessa e Nora Kiss) deslocaram-se a Bruxelas.

Esta oportunidade foi proporcionada por uma deputada ao Parlamento Europeu, Dra. Ana Gomes, que colabora como mentora no dMpM2.

À semelhança da outra visita (também proporcionada por mentoras deputadas ao PE), teve como objectivos:

_ dar a conhecer às jovens as instituições do poder político europeu, sediadas em Bruxelas;

_ proporcionar-lhes o contacto com uma mulher que desempenha cargos políticos no PE;

_ dar a conhecer as dinâmicas da sociedade civil europeia no âmbito das ONGDM (Amazone e Lobby Europeu das Mulheres);

_ estabelecer redes de contactos com mulheres activas nestas organizações.

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) facilitou os contactos com o LEM e com a Amazone, o que possibilitou a visita das jovens mentoradas a estas organizações.

As mentoradas deixam o seu testemunho acerca desta experiência.

Esta viagem foi um momento de importante aprendizagem. A visita ao Parlamento Europeu, embora curta, permitiu-me compreender melhor o âmbito da acção desenvolvida por este órgão, assim como a sua estrutura e funcionamento. A título pessoal devo dizer que o encontro que tivemos com s Sra. Deputada Ana Gomes permanecerá na minha memória durante muito tempo, pelo exemplo inspirador das suas palavras e atitude.

Adriana Delgado _ dMpM2 Lisboa

A iniciativa de realizar uma viagem a Bruxelas foi sentido por mim como um privilégio, permitindo-nos conhecer uma cidade que está fortemente associada à UE, mas que parece, em Portugal (enquanto espectadoras/es) algo tão distante, assim como, o contacto mais próximo com a política, através da deputada Ana Gomes, tornou-se bastante enriquecedor.

Ana Velez _ dMpM2 Lisboa

Desde a partida do aeroporto de lisboa até á aterragem, no mesmo foi uma experiencia única…

Além de termos ido conhecer um país novo,conhecemos também um pouco mais uma mulher fabulosa, a Dra. Ana Gomes a quem devemos esta oportunidade. Fortalecemos os laços de amizade entre nós, cresceu ainda mais o espírito de solidariadade entre algumas mentoradas.

Por estes motivos valeu muito, mas mesmo muito ter ido!!!

Dalila Santos _ dMpM2 Lisboa

Poder integrar o grupo das mentoradas que tiveram a oportunidade de ir à Bruxelas numa iniciativa promovida pela deputada ao Parlamento Europeu Drª Ana Gomes e pela Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade, foi sem dúvida um momento marcante no meu processo de empoderamento pessoal no âmbito do Projecto dMpM2. A visita ao Lobby Europeu das Mulheres e à Amazone foi uma mais-valia, pois permitiu-me ver e compreender melhor o funcionamento dessas instituições que ao nível europeu representam algumas organizações que lutam de forma incansável pela Igualdade entre as Mulheres e os Homens. No entanto, destaco dois momentos importantíssimos da viagem. Em primeiro lugar, a visita ao Parlamento Europeu para reunião com a Drª Ana Gomes. Ela é um exemplo de Mulher que para além de representar Portugal num contexto Europeu, representa ainda as Mulheres num contexto internacional. As estratégias por ela utilizada para dar visibilidade através dos media, a mulheres vítimas das mais variadas discriminações, violações e desigualdades no mundo e com principal enfoque em África é louvável. Foi sem dúvida mais um momento de mentoring. Em segundo lugar, não poderia deixar de destacar a importância da viagem para o reforço das amizades que nasceram ao longo do projecto. Mais um momento de partilha de experiências e acima de tudo de sisterhood do primeiro ao último minuto da viagem! Obrigada!!!

Evódia Graça _ dMpM2 Lisboa

A política europeia sempre foi algo que me cativou e ter a oportunidade de ver como organizações europeias, como o Lobby Europeu das Mulheres e a Amazone, se articulam com órgãos máximos de poder e, acima de tudo, como estas conseguem colocar as questões de género e a igualdade nas agendas políticas, demonstram que o trabalho que é feito e ao qual, eu como mentorada, fui introduzida através do projecto dMpM2, é relevante e mais actual que nunca. Dá, sem dúvida, vontade de, após completar os nossos ciclos de estudo, apostar conhecimentos nesta área, desenvolvendo-a.

Márcia Bartolo _ dMpM2 Porto

Não conhecia Bruxelas e tão pouco saberia que seria desta forma. Foi tudo fantástico e sobretudo enriquecedor e capaz de potenciar a acção de tod@s agora e no futuro. Os conhecimentos e experiências adquiridas poderiam ser mencionadas… Poderíamos descrever a visita ao Lobby Europeu das Mulheres, à Amazone, ao Parlamento Europeu, mas seria diferente daquilo que realmente se figurou para as participantes. Confesso que o mais aliciante fora a visita ao Parlamento e tudo o que isso envolveu, sobretudo a partilha de experiências, em ambiente tão informal, com a Deputada ao Parlamento Europeu Ana Gomes. Sem dúvida, uma experiência única.

Marisa Macedo _ dMpM2 Porto

Para mim, esta experiência de ter participado a viagem a Bruxelas foi muito gratificante, porque tive a oportunidade de conhecer pessoas como a Deputada Ana Gomes. Foi muito boa a experiência, já que trocámos algumas ideias e fiquei a saber mais sobre as suas áreas de trabalho. Gostei de conhecer o Lobby Europeu das Mulheres, a Amazone e ainda o Parlamento Europeu.

Foi uma iniciativa bastante enriquecedora pois deu-me a possibilidade conhecer Bruxelas, Gent e Brugges que são cidades que nunca visitei antes. Aprendi um pouco mais sobre a cultura (parte artística) de cada uma das cidades.

Núria Rodrigues _ dMpM2 Porto

7 comments to Grupo de Jovens mentoradas em Bruxelas (take 2)

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>