A sample text widget

Etiam pulvinar consectetur dolor sed malesuada. Ut convallis euismod dolor nec pretium. Nunc ut tristique massa.

Nam sodales mi vitae dolor ullamcorper et vulputate enim accumsan. Morbi orci magna, tincidunt vitae molestie nec, molestie at mi. Nulla nulla lorem, suscipit in posuere in, interdum non magna.

Grupo de Jovens mentoradas em Bruxelas

Nos dias 22, 23 e 24 de Junho, um grupo de 9 mentoradas (Ana Margarida Bessa, Ana Rita Machado, Ana Sofia Ramada, Beatriz Marques, Catarina Mendes, Helena Magalhães, Jaqueline Silva, Joana Topa e Mariana Moutinho) deslocou-se a Bruxelas.


Esta oportunidade foi proporcionada por duas deputadas ao Parlamento Europeu, Dra. Edite Estrela e Dra. Ilda Figueiredo que colaboram no “dMpM2” como mentoras.

Esta iniciativa teve como objectivos:
– dar a conhecer às jovens as instituições do Poder político Europeu sediadas em Bruxelas,
-proporcionar-lhes o contacto com mulheres que desempenham cargos políticos no Parlamento Europeu,
-dar a conhecer as dinâmicas da Sociedade Civil Europeia no âmbito das Organização Não-Governamentais para os Direitos das Mulheres (Amazone http://www.amazone.be e Lobby Europeu de Mulheres http://www.womenlobby.org), e
-estabelecer redes de contacto com mulheres activas nestas organizações.

A Plataforma portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM), facilitou os contactos com o Lobby Europeu das Mulheres e com a Amazone, o que possibilitou a visita das jovens mentoradas a estas organizações.

Outras oportunidades, para as restantes jovens poderem usufruir do mesmo programa, estão a ser equacionadas junto da Dra. Ana Gomes, Deputada ao Parlamento Europeu e igualmente mentora no projecto.

As mentoradas deixam o seu testemunho acerca desta experiência.

“A oportunidade de ir a Bruxelas numa iniciativa promovida pela mentora Edite Estrela foi não só um prestígio (poder representar este projecto), mas também uma valiosa contribuição para a minha viagem pessoal, profissional e de vida. Ter tido uma experiência in loco da actuação do Lobby Europeu das Mulheres e da Amazone foi, pessoalmente, o ponto alto de toda a actividade e, em termos do projecto dMpM2, mais uma fantástica forma de transmissão do espírito ‘empowerment’. O convívio e as trocas de conhecimentos, experiências e vivências entre mentoradas foi outro ponto alto que não podia deixar de referir, pois os três dias passados juntas tornaram-se igualmente não só um momento de coesão de grupo mas do próprio empowerment entre mentoradas.” Helena Magalhães – dMpM2 Lx

“Foi uma experiência inesquecível e de grande enriquecimento pessoal!
A minha participação no Projecto dMpM2 tinha como principais objectivos desenvolver competências na área do saber sobre as ONG’s nacionais, europeias e internacionais que intervêm directamente com a defesa e protecção das mulheres. A ida a Bruxelas e a possibilidade que nos foi dada em conhecer o Parlamento Europeu, o Lobby Europeu das Mulheres  e a Amazone foi uma mais valia para a concretização efectiva deste objectivo pois não só tivemos possibilidade de interagir com as pessoas que trabalham no terreno como nos despertaram para a responsabilidade que, como jovens mulheres possuímos tanto a nível regional, nacional, europeu bem como a nível internacional.
Foi uma acção que para mim funcionou como uma consciencialização para a nossa pequena grande importância conferindo-nos empowerment para sermos cada vez mais participativas e interventivas no que concerne à defesa dos direitos das mulheres.
Obrigada ao dMpM2 por esta oportunidade!”
Joana Topa – dMpM2 Pto

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>