Arquivo

Actividade Complementar_ Debate “Democracia, Direitos Cívicos e Sociais”

No dia 18 de Janeiro de 2010, pelas 17h, iniciou-se, nas instalações da Fundação Gulbenkian em Lisboa, o ciclo de debates “Cuidar a Democracia, Cuidar o Futuro”, organizado pela Fundação Cuidar o Futuro.

A Sessão de abertura contou com a presença do Ministro da Justiça, Alberto Martins, Guilherme de Oliveira Martins do Centro Nacional de Cultura,  Patrícia Gouveia da Fundação Calouste Gulbenkian, e Fátima Grácio e Maria José Nogueira Pinto da Fundação Cuidar o Futuro.

O debate que se lhe seguiu, contou com a presença de Fernando Nobre (Assistência Médica Internacional), Pedro Magalhães (Instituto de Ciências Sociais), Ana Sofia Fernandes (Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres) e José Manuel Pureza (Universidade de Coimbra).

Foram debatidos temas como a importância da democracia participativa com vista a uma cidadania global solidária, a dicotomia direitos/deveres e a importância de construir uma democracia verdadeiramente paritária, onde todas e todos possam participar de igual forma.

Em mente, durante todo o debate, esteve o pensamento de Maria de Lourdes Pintasilgo, cujo octogésimo aniversário de nascimento se celebrou nesse dia.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>